terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sagui-da-serra-escuro, vamos deixar desaparecer?


Callithrix aurita.
Callithix penicillata, exótico em nossa região.

O sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), encontra-se aqui, restrito à manchas de Mata Atlântica que são fragmentos e contínuos que os mantêm distantes dos Callithrix penicillata, estes últimos, pelo que sabemos, foram introduzidos aqui por pessoas que os trouxeram da Mata Atlântica nordestina e depois com as dificuldades de se ter animais silvestres em cativeiro, dificuldades inclusive legais, foram soltos no ambiente.
Como os penicillata encontraram alimento e um ambiente propício à reprodução, hoje seus grupos aumentaram e concorrem com os aurita, por comida e chegam a cruzar com os saguis-da-serra, tornando-se uma ameaça a existência da espécie.
A reintrodução desses saguis exóticos em seu ambiente original, não é indicada pois eles podem levar daqui doenças para essas áreas!
Agora vejam o problema causado por quem captura, comercializa e por quem compra animais silvestres: temos que incentivar a religação de manchas de mata, os chamados corredores ecológicos, sendo que esta mesma ação colocará cada vez mais em contato estes grupos de animais. A solução vai depender de biólogos, técnicos e mão de obra para o manejo dos animais exóticos, garantindo a sobrevivência do Callithrix aurita. Obtenham mais informações no: http://blogs.unigranrio.com.br/novabiologia/2011/02/04/especies-invasoras-destaque-do-boletim-faperj/

Vamos pensar e agir cada vez que vemos pixarros (Saltator similis), por exemplo, sendo capturados  aqui em nossa região e comercializados para todo o Brasil e exterior, denuncie: 11 45871811.

Um comentário:

  1. Me ajudou em um trabalho de casa obrigado guaranature!

    ResponderExcluir