domingo, 11 de setembro de 2011

Onças em risco, o meio ambiente em risco!

Suçuarana (Puma concolor capricornensis).
Ilustração de Cris Eich.
Pegadas moldadas próximo a um novo condomínio em Guararema, destacados em amarelo uma pegada de felino e  outra de veado-catingueiro.


Muitas pessoas nos tem procurado para perguntar sobre os condomínios que estão sendo construídos em Guararema e região, que atitudes podemos tomar para impedir que manchas de Mata Atlântica sejam derrubadas, com alto impacto negativo para o meio ambiente em um movimento que vai na contra-mão da recuperação dos corredores ecológicos.
Acreditamos que a forma mais eficiente  para uma ação de proteção é mostrar dados e fatos que justifiquem
um maior cuidado no licenciamento destes e outros empreendimentos, iluminar a sociedade com a luz da ciência, e esta  em posse dos fatos decidir que futuro teremos.
Fomos em busca dos sinais e das pegadas de animais que estão sendo avistados em um novo empreendimento,  as achamos, moldamos em gesso e procuramos profissionais para orientação.
Vemos na amostra uma clara prova da presença de mamíferos como um veado-catingueiro e mais de uma pegada de felino, provavelmente da onça suçuarana que afirmam ter visto no local.
Vamos ver o que um pesquisador, baseado em  "Dissertação apresentada para obtenção do grau e título de mestre. Curso de Pós-Graduação em Ciências Florestais, Área de Concentração e Conservação da Natureza, Universidade do Paraná", nos esclarece sobre o assunto:

"Sobre as suçuaranas (Puma concolor capricornensis, descrita para o sul-sudeste brasileiro), é bom que existam na região, sinto me feliz de saber de sua ocorrência na Mata Atlântica e corredor Serra do Mar. 
Porem demostra a fragmentação do habitat e a ocupação de territórios pela especulação imobiliária. 
Assim num raio de 100km2 seria possivel encontrar de 1 a 7 onças, e elas em sua menor area de vida utilizam 13km2 de territorio.

Em Ecologia as interações entre os predadores topo de cadeia, como no caso da suçuarana, com os organismos de outros níveis tróficos são descritas como "de cima para baixo" e"debaixo para cima".
As interações de cima para baixo expressa que a abundância,distribuição e diversidade de cada nível trófico são controladas por organismos do nível trófico imediatamente superior e de baixo para cima, que esses mesmos fatores são controlados por organismos do nível trófico imediatamente abaixo. 

Como exemplo de interação de cima para baixo o número de herbívoros estaria limitado pelo predadores,
enquanto que na interação de baixo para cima, o número de herbívoros seria limitado pelo alimento disponível. 

A interação mais comumente observada na natureza é da tipo de baixo para cima, porém essas duas interações podem agir simultaneamente e parecem estar relacionadas com o ambiente. 

Segundo MILLER & RABINOWITZ (in press), geralmente em savanas e áreas abertas são mais comuns as interações de baixo para cima e nas florestas, de cima para baixo.

Por serem predadores oportunistas, a onça pintada e a onça-parda utilizam-se de presas em relação à abundância das mesmas, atingindo organismos de vários níveis tróficos de um ecossistema. Essas presas geralmente se alimentam de plantas (folhas, frutos e sementes) e podem participar da dispersão de sementes. 

A importancia da Onça para o ecossistema
:
Na ausência desses predadores, a tendência é que populações de espécies herbívoras aumentem ao se
utilizarem de um maior número de frutos e sementes e poderão alterar a regeneração de uma floresta. Desta forma, as onças estariam afetando indiretamente a estrutura da comunidade de plantas (TERBORGH, 1988).
Precisaria-se das onças para a regulação de herbivoros, e manutençao do ambiente vegetal.

Ja que a area é uma mancha e vai virar um condominio, o correto seria proceder um resgate de fauna, nao só da suçuarana, ja que deve haver a supressao vegetal na area para a construção imobiliaria.

Dessa forma uma equipe de técnicos (biólogos e veterinários capacitados) deveria ser acionada para realizar o serviço, eu ja fiz algumas consultorias de fauna, mas nunca com onça, tem toda uma metodologia e equipamentos especificos, mas nada dificil.
O animal, a onça parda, seria entao translocado para uma regiao de mata mais preservada, com area de suporte necessário para sua manutenção. E com monitoramento de fauna, para adaptação e reabilitação do animal ao novo ambiente, por meio de metodologias, de armadilhas fotograficas- camera trap, e por se tratar 1 individduo, a telemetria com radio colar.Este é um estudo de pelo menos 5 anos".


Bem, aí está a palavra da ciência que nos ilumina e nos orienta na busca de melhores caminhos para todos os seres!
Link para maiores detalhes: 
Apoio: Ana Carolina Maciel Boffy

Nenhum comentário:

Postar um comentário