segunda-feira, 9 de maio de 2011

Embaúba, que árvore incrível!





Posted by PicasaVemos em áreas onde a mata se recupera, as Embaúbas ( Cecrópia), também conhecidas como umbaúba, imbaúba, árvore-de-preguiça, pau-de-lixa entre outros, serve de alimento para pássaros como as saíras, jacu,tucanos, araçaris e quando nas margens de rios e lagos, alimentam peixes também.
 Os mamíferos como macacos e preguiças também as tem como uma das fontes de alimento, índios brasileiros usam suas folhas para lixar artesanatos e utensílios do dia-a-dia.
Borboletas como a Zebra ( Colobura dirce),usam esta árvore como hospedeira enquanto lagartas e formigas a habitam e as protegem de predadores, saibam ainda mais no : http://travessiambiental.blogspot.com/2010/07/embauba-cecropia-pachystachya.html
Vimos esta preguiça (Bradypus variegatus) em um grupo de Embaúbas e desconfiamos que ela estava com um filhote, entramos em contato com a especialista, Ana Carolina do http://arbolmam.blogspot.com/ e ela nos enviou registros que confirmavam nossa suspeita, vemos o braço do filhote, sob o braço da mãe!
Sorte de nossas matas! 
Obrigado Carol Bradypus!

Um comentário:

  1. O Prof. Marcos Grangeiro me disse que a preguiça que habita o Sudeste tem três "unhas", e que a preguiça amazônica tem somente duas. Gostaria de saber o motivo... Será que a bióloga Ana Carolina poderá me esclarecer? Ah... Parabéns pelas fotos; me fizeram ficar mais apaixonada pelas preguiças!!!

    ResponderExcluir