sábado, 19 de março de 2011

Família Aristolochiaceae, a bela flor que cheira mal...













































































Esta bela planta, atrai insetos necrófagos com seu cheiro que parece de carne em decomposição!
A primeira vez que a vimos desconfiamos de sua aparência atraente. Ela existe no mundo todo, mas parece que se dá melhor nos trópicos. Mestre Glauco, nosso orquidófilo nos lembra da Pangeia, quando a terra era um bloco.
Sabemos que era usada antigamente no egito e em várias partes, para facilitar partos e portanto não deve ser usada por grávidas!

Seu cesto de sementes, revela a engenhosidade da natureza!
Tentamos ficar com uma dessas flores no carro, é quase impossível! O cheiro é tão desagradável que pensamos tratar-se de outra coisa, algo que eu havia pisado!

2 comentários:

  1. Denise Grangeiro Rodrigues21 de março de 2011 às 12:07

    Se vcs, os maiores amantes da natureza que conheço, não suportaram o cheiro dessa flor, imagine as outras pessoas! Mas na foto (sem cheiro!), ela é linda... Mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Essas flores têm uma engenhosidade curiosa. Elas não produzem néctar para atrair polinizadores. Sua cor e seu cheiro lembram carne em putrefação, o que atrai moscas. Essas moscas penetram no interior da flor e botam seus ovos (pensando que estão em cima de um animal morto) e, de quebra, se sujam com o pólen que fica bem escondido. Assim, as moscas acabam sendo as polinizadoras oficiais desse grupo de flores!

    ResponderExcluir