sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

É momento de União 1...


Estamos passando por um momento difícil, quando fortes e constantes chuvas caem, nesta hora devemos ser solidários e agir de forma lúcida!
Algumas atitudes podem ajudar:

É importante evitar pânico e manter-se informado pela mídia, defesa civil, polícia rodoviária, por exemplo.
Fazer contato com sua própria célula familiar, tranquilizá-la e obter informações, é comum nestas situações que telefones parem e por isso temos de aproveitar enquanto possível!
Se você está em lugar seguro, não tem treinamento ou formação, não é socorrista e não está em perigo iminente, pense se vale a pena se deslocar. Cuidar de sua família e sua casa já é uma grande ajuda;
Uma boa ação que podemos fazer em casa, é ver se temos para doar, material de limpeza como, por exemplo, água sanitária e desinfetante, vassouras e rodos; alimentos enlatados, água em garrafas de 1,5l, leite em caixa e até panos e toalhas. Roupas secas, calçados práticos e impermeáveis podem ser muito úteis. Organizar isso, organizar um grupo de doadores pode ser de grande ajuda e acalma a família.
Tornar disponíveis ferramentas como enxadas, pás e outros como cordas, botas, luvas, etc. No começo do ano passado em Guararema a população salvou pessoas, usando ferramentas que cada cidadão emprestava e que se somava ao material que a prefeitura trazia, pois os bombeiros não conseguiam chegar ao município!
Não deixar as crianças brincarem ou recolher alimentos da água suja, o que pode gerar acidentes fatais e graves doenças!
Se temos treinamento, noção de ação em emergências ou mesmo força, devemos nos tornar disponíveis e chegando aos lugares afetados, procurar a pessoa mais habilitada, se apresentar e aceitar suas orientações.

Andando como sempre fazemos pela zona rural de Guararema, vimos que atitudes preventivas surtem efeitos, as estradas estão melhores evitando isolamentos graves, encontramos pessoal da defesa civil visitando lugares com técnicos, antes das chuvas mais fortes. Assim o cidadão fica mais tranquilo e pode mostrar como é solidário!
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário