sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Garrafas pet como decoração Natalina...

Posted by Picasa
Está chegando o Natal, parece que o ano passou voando! Hoje com a quantidade de informações, eventos, ansiedades, expectativa e medos, o tempo parece hora contrair-se, hora alongar-se. Pesquisadores da Escola de Economia de Paris concluem que esta percepção depende basicamente do humor das pessoas, o tempo é elástico!
Mas o fato é que Guararema prepara-se para as festas, com uma decoração que é na verdade um presente para o mundo. Mais do que a quantidade de garrafas que deixaram de ir para a natureza, a atitude é exemplo, é como se fosse um pequeno pacote, mas embrulhado com respeito e carinho pelo planeta.
Razões para estas palavras não faltam, pois vocês sabiam que no Oceano Pacífico, empurrado pelas correntes marítimas, existe um lixão de quatro milhões de toneladas de garrafas e embalagens que formam um amontoado de 700 mil km², ou seja, duas vezes o tamanho do Estado de São Paulo! Maior que muitos países no mundo!
Existe até um projeto de uma empresa da Holanda, de recolher todo este material e construir uma ilha com capacidade para 500 mil habitantes! Pesquisem na internet o nome Ramon Knoester e terão detalhes do projeto.
Bem nossa caixinha de presente fica enorme quando pensamos no exemplo que damos e como estamos fazendo parte da rede de ações pelo planeta, aliás, deveríamos como município, entrar mais efetivamente no projeto Corredor Ecológico do Vale do Paraíba. Uma ação que visa a conservação e restauração da Mata Atlântica da região do Vale do Paraíba e que considera o ser humano como agente de preservação.
A Guaranature, já vem fazendo este trabalho a algum tempo, seja pelo levantamento de fauna, de flora,criando relações amistosas com as pessoas que estão nestes lugares, levando ações educativas e aprendendo muito!
Fazemos uma troca de mudas de árvores que acaba nos aproximando mais das pessoas e fazemos amizades interessantíssimas!
Nestes dias conhecemos seu Alvino, 75 anos, morador do bairro Santa Cruz em Santa Branca, ele disse que toma café com garapa e come rapadura com farinha, e que se for preciso dá um soco numa árvore que a arranca pela raiz!
Sabendo que o nome de minha esposa é Gil, comentou:
- Gil? Mas professora, Gil é nome de homem!
Coçou a cabeça e falou baixo para mim:
- Vamos fazer um negócio... Lourdes, o nome dela agora vai ser professora Lourdes, não é bonito?
Quando nos despedimos, ele segura as mudas de Cambuci que lhes demos e tirando o boné, nos saudou:
-Tchau professor,tchau professora Lourdes!

Um comentário:

  1. Que maravilha! Eu tive o prazer de ver essa decoração pessoalmente, e no mesmo dia, o privilégio de avistar uma capivara no Rio Paraíba. Foi um dia inesquecível em Guararema!

    ResponderExcluir