sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Do Consumismo à sustentabilidade: Trabalho de formiga...

Posted by Picasa
No relatório “O Estado do Mundo 2010”, acessível pelo WWW.Wordwatch.org.br, ficamos sabendo que em agosto de 2009, pelo menos 200 comunidades, foram reconhecidas como Cidades em Transição de fato no Reino Unido, Irlanda, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Itália e Chile.
O movimento Cidade em transição focaliza a redução do uso do petróleo, para isso criando “adaptabilidade” na comunidade, primeiro ajudando as pessoas a ver que praticamente tudo que compram, envolve petróleo, seja na produção, transporte ou comercialização e então lhes ensinando formas de redução no uso que fazem desse petróleo, como cultivar hortas produzir alimentos em conservas e tricô. Os líderes das Cidades em Transição trabalham com vizinhos para fazer compras e refeições no bairro. Eles incentivam as pessoas a partilhar projetos como, permuta de ferramentas, caronas solidárias, hortas comunitárias, agricultura apoiada pela comunidade e feiras com produtos agrícolas vendidos diretamente pelos produtores. Todos estes projetos envolvem trabalhar com os outros de forma colaborativa, debilitando a concorrência do consumo institucionalizado.
Vemos em Guararema, uma cidade com forte potencial para a existência de um pensamento comum que se realize em ações exemplares que nos projetariam e serviriam de norte para novas atitudes de outras comunidades. Principalmente considerando o quão estratégica é nossa situação no que tange a questão do petróleo, gás e fontes energéticas!
Dessa aparente contradição, podem surgir ações exemplares e conscientes, alinhavadas por uma comunidade que tem bom acesso à educação, à saúde, que já provou em várias ocasiões ser solidária, que sabe compartilhar e que tem um governo presente.
Um exemplo simples, um pouco autorreferente, e aqui peço que desconsiderem qualquer vaidade, é do nosso trabalho de pesquisa que envolve usar um automóvel para realizá-lo. Temos por regra que para uma compensação, devemos plantar diretamente mais ou menos uma árvore por dia. Fora as mudas que são doadas, algumas de árvores que estão em extinção em nossas matas.
Nessa ação, formamos uma rede de amigos que se sentem felizes em preparar uma muda e doá-las!
Um desses amigos, o
Sr.Wilson S., orgulhoso por ter adquirido uma área de grande biodiversidade, disse que enquanto estiver nesse mundo irá protegê-la e recuperá-la e para provar puxou de seu bolso um celular, com uma linda música sertaneja que falava do mundo que sempre sonhou em meio à natureza! Seu olhar para a Mata parecia poder ver um planeta amado e preservado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário