quarta-feira, 28 de abril de 2010

Lonomia obliqua, bela e muito perigosa!

Esta lagarta está entre os dez animais mais perigosos do Instituto Butantan! Ela provavelmente veio para nossa região, em carregamentos de madeira, provenientes do sul do país
Quando se sente agredida, se enrola , deixando suas cerdas em posição para defesa!
Pode causar graves hemorragias, inclusive pelas gengivas ou feridas em cicatrização! Pessoas atingidas podem necessitar de hemodiálise!
Vive em colônias que se camuflam no ambiente. Nunca tentem por a mão nelas e cuidado com as crianças!
Em caso de acidente com essas lagartas (ou outros tipos diferentes), procure imediata ajuda médica local, preferencialmente ajuda especializada pelo telefone 3726 7222 ramal 2188 ou ramal 2000.
Este é o telefone do hospital VItal Brasil, do Instituto Butantan.
Provavelmente esta mariposa, seja uma lonomia macho.

Nosso seguidor, Antonio Carlos Carneiro, ajudou nas medidas.Posted by Picasa

8 comentários:

  1. Denise Grangeiro Rodrigues2 de maio de 2010 às 13:56

    Professor Marcos: eu achei por um momento que estava num site de um restaurante muito chique, desses onde os pratos são uma obra de arte no meio do prato! Linda foto!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Desculpe, mas essa foto nao é de lonomia.
    Procure no site do Butantan, ou nos CIT´s.
    Ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, essa ai é uma Automeris e não Lonomia. A Lonomia tem cores que puxam para o marrom. Nesse site http://www.cit.sc.gov.br/index.php?p=lagartas sá para ver bem a diferença!!!

      Excluir
  3. meu filho pos o dedo nessa lagarta, e saiu chorando, o dedo de inchou, mas logo depois sarou, ele teve sorte???

    ResponderExcluir
  4. Efectivamente, la foto es de una oruga (lagarta) de Automeris naranja, que es urticante pero no peligrosa. Saludos.

    ResponderExcluir
  5. VOCÊS DEVERIAM POSTAR MATERIAS DE COISAS QUE CONHECEM … POSTAR UMA FOTO ERRADA DE UM ANIMAL.. PODE DEIXAR PESSOAS PREOCUPADAS…

    MINHA MULHER FICOU APAVORADA POR CAUSA DA MERDA DE FOTO QUE VCS PUBLICARAM ERRADAMENTE AQUI… ****SEJAM MAIS RESPONSAVEIS SE QUEREM FAZER MATERIAS SÉRIAS… OU ENTÃO VAI ARRUMAR O QUE FAZER

    ResponderExcluir
  6. O mesmo ocorreu comigo! Acreditei que fosse uma lonomia e fiquei desesperada. A minha sorte é que ligamos e mandamos as fotos da lagarta para o CIT de Porto Alegre e eles prontamente esclareceram que se tratava de uma automeris. Já vocês não tem muita sorte, pois conforme o código do consumidor, "induzir o consumidor ou usuário ao erro, por via de indicação ou afirmação falsa ou enganosa sobre a natureza, qualidade do bem ou serviço, utilizando-se de qualquer meio inclusive a veiculação ou divulgação publicitária constitui crime contra as relações de consumo". Retirem o conteúdo imediatamente do ar ou caso contrário serão compelidos judicialmente a fazer.

    ResponderExcluir
  7. Cara por favor né, corrige a identificação da lagarta.

    ResponderExcluir